Pescoço e ombros tensos? (Síndrome da tensão cervical)
- Sónia Martins - Osteopatia e Fisioterapia
- 20 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de abr.
A síndrome de tensão cervical (síndrome cervicogênica) é uma condição que se caracteriza pela dor e desconforto no pescoço, dor nos ombros, rigidez articular, dificuldade de movimentar o pescoço ou os ombros e dor de cabeça.
Está associada a posturas incorretas, stress, tensão muscular, trabalho sedentário e lesões na coluna cervical.
O tratamento envolve osteopatia, com trabalho de terapia manual e fortalecimento muscular específico orientado pelo fisioterapeuta. O tratamento visa evitar que a rigidez se instale, e assim evitar dor crónica, dor de cabeça tensional, diminuição da mobilidade do pescoço, comprometimento vascular e neural dos tecidos, lesões musculares e ligamentares, etc.
Além do tratamento, é muito importante ter em atenção a adoção de medidas de correção postural, gestão do stress, identificação de padrões que geram tensão, melhoria do espaço de trabalho (mesa, cadeira, etc), correção de hábitos prejudiciais, relaxamento consciente, movimentação consciente. E para isso a consciência corporal é fundamental!
Alongamentos, yoga, tai chi, pilates, são ótimos exercícios que permitem melhorar a consciência corporal. Ter a consciência de uma boa postura é fundamental.
Está com o pescoço e ombros tensos? 😖
Realize os exercícios abaixo:

Sente o pescoço e os ombros tensos?
agende uma consulta de Osteopatia em Cascais através do nosso sistema de marcações: https://www.soniamartins.pt/marcacoes
コメント