Tipos de Lombalgia
- Sónia Martins - Osteopatia e Fisioterapia
- 30 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de abr.
A lombalgia é uma dor na coluna lombar (região entre as costelas e as nádegas) e pode acontecer devido a movimentos bruscos ou sem razão aparente. Estima-se que 80% da população possa sofrer com lombalgia, sendo esta a maior causa de incapacidade laboral e de baixa por incapacidade.
Além da dor intensa, a limitação de movimento e a dormência em uma das pernas são queixas comuns para quem sofre com dor lombar.
Má postura, sedentarismo, excesso de peso, esforço excessivo, stress laboral, inatividade física, são as causas mais comuns para ter dor lombar.
Após uma avaliação especializada e com o tratamento adequado, consegue-se resultados rápidos na diminuição da dor, consegue-se melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida, e prevenir complicações a longo prazo. Confira abaixo quais são os tipos de lombalgia.
Tipos de Lombalgia
A lombalgia pode ser classificada em lombalgia aguda, sub-aguda ou crónica e a diferença entre elas está na duração dos sintomas.
A lombalgia aguda tem a duração de 1 mês, a lombalgia sub-aguda tem a duração de 2 a 4 meses e a lombalgia crónica tem a duração superior a 4 meses.
Geralmente a lombalgia crónica, por ter uma duração maior, acarreta mais adaptações do nosso corpo. Ou seja, o corpo quando tem dor vai tentando aliviar essa dor alterando e adaptando algumas regiões do corpo para sobrecarregar menos a zona dolorosa. É geralmente a lombalgia que demora mais tempo a tratar.
Pelo contrário, quanto menos tempo de lesão, menos contraturas, menos alterações, menos adaptações e os resultados do tratamento são mais rápidos!

Não precisa viver com dor. A dor lombar tem solução!
Agende uma consulta de Osteopatia em Cascais através do nosso sistema de marcações: https://www.soniamartins.pt/marcacoes
Comments