Artrite, Artrose e Osteoporose: qual a diferença e como saber se eu tenho?
- Sónia Martins - Osteopatia e Fisioterapia
- 9 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de abr.
Entender a diferença entre artrite, artrose e osteoporose é uma dúvida comum, portanto, explico aqui a diferença entre cada um deles para que possa perceber se possui alguma destas condições.
A artrite caracteriza-se por uma inflamação da articulação que leva à degeneração da própria articulação, provocando mais tarde a sua deformação. É uma doença reumatoide que ocorre entre os 40-60 anos e tem uma prevalência maior nas mulheres.
Por ser uma doença reumatoide, o seu diagnóstico é feito através de análises de sangue. A artrite não tem uma causa específica, porém geralmente ocorre em pessoas sedentárias, com excesso de peso e muitas das vezes existe algum histórico familiar.
Os principais sintomas são:
- dor simétrica (ambos os lados do corpo - ex: ambas as mãos);
- os primeiros sintomas ocorrem nos dedos das mãos e/ou pés;
- dor no repouso;
- dor e rigidez articular pela manhã;
- edema e vermelhidão articular
A artrose é um desgaste da cartilagem, que leva a maior atrito entre os ossos e consequentemente a desgaste da articulação, que mais tarde leva também à sua deformação. Vai sendo provocada pelo desgaste articular e por isso ocorre maioritariamente nos adultos acima de 60 anos.
A artrose é diagnosticada através de exames de imagem (radiografias).
As causas mais comuns para a artrose são o excesso de peso e o sedentarismo (que juntos levam a maior carga e desgaste da articulação). Outra das causas são os traumatismos repetitivos e o desgaste articular (típico de ex-atletas).
Os principais sintomas são:
- dor, principalmente ao final do dia;
- a articulação começa a falhar (por ex o joelho que perde sustentação);
- crepitação e ranger articular;
A osteoporose caracteriza-se por uma redução da massa óssea, que leva ao enfraquecimento dos ossos, tornando-os mais suscetíveis de fraturas.
As principais causas de osteoporose são o deficit de cálcio e de vitamina D (vitamina do sol - grátis!) e a falta de exercício físico em pé (caminhadas, subir/descer escadas) e de exercícios com pesos.
É uma doença que não causa sintomas e por isso, muitas vezes, só é verificada após um exame de imagem realizado para avaliar uma outra situação, ou após uma fratura!!
Porém existem pessoas mais propensas à osteoporose, como mulheres acima de 60 anos, mulheres que tiveram menopausa precoce, excesso de medicação como cortisona, histórico familiar, magreza excessiva. Nestes casos é solicitado uma densitometria óssea, que é o exame típico para avaliar a osteoporose.

Com a osteopatia e com a fisioterapia, podemos ajudar a que os sintomas sejam diminuídos, tornando a qualidade de vida melhor pelo facto de ter menos dor. Por outro lados, estas 3 situações de saúde, provocam também alterações posturais que não ajudam a ter uma qualidade de vida no seu melhor, pelo que uma consulta e respetivas dicas do que fazer no seu dia-a-dia são essenciais!
Espero que agora tenha compreedido a diferença entre artrite, artrose e osteoporose.
Sofre com Artrite, Artrose ou Osteoporose?
Agende uma consulta através do nosso sistema de marcações: https://www.soniamartins.pt/marcacoes
Comments