Esporão do calcâneo
- Sónia Martins - Osteopatia e Fisioterapia
- 7 de abr.
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de abr.
Se sente dor no calcanhar pode ser Esporão do calcâneo!
Esporão do calcâneo caracteriza-se pelo aparecimento de dor no calcanhar, especialmente quando se inicia a marcha ou a posição de pé, e que geralmente diminui com o repouso.
É o resultado do estiramento excessivo dos tecidos do calcanhar e planta do pé, podendo originar a longo prazo um pequeno crescimento ósseo no osso calcâneo (calcanhar).
O pé plano, a contratura do tendão de Aquiles e ou gémeos, são fatores que contribuem para o aumento de tensão da fáscia plantar (planta do pé), originando uma calcificação e consequentemente ao aparecimento do esporão.
O esporão do calcâneo é mais comum em pessoas acima dos 40 anos, e com excesso de peso. Ocorre também em desportistas que utilizem um calçado inadequado à prática desportiva e que não realizem um aquecimento adequado. O diagnóstico é realizado através do exame físico e por radiografia.
Prevenção do esporão do calcâneo
Para a prevenção do esporão é muito importante manter o peso adequado e saudável, realizar o aquecimento antes da atividade física, realizar uma moderada atividade física e de pouco impacto, durante a fase de tratamento, e adquirir um bom sapato no dia-a-dia e no desporto.
Tratamento do esporão do calcâneo

Para o correto tratamento do esporão, deve ter-se atenção à fáscia plantar, tendão de Aquiles e gémeos, além de todo o trajeto neural que faz a inervação destes músculos. São também fundamentais o estiramento dos músculos desta região.
Agende a sua consulta de osteopatia para tratar o esporão do calcâneo através do nosso sistema de marcações: https://www.soniamartins.pt/marcacoes
Kommentare