Fascite Plantar: o que é, sintomas, o que ajuda na dor, como tratar
- Sónia Martins - Osteopatia e Fisioterapia
- 2 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de abr.
A fascite plantar é uma condição comum que causa dor na sola do pé, especialmente no calcanhar. É causada pela inflamação da fáscia plantar, um tecido que conecta o calcanhar aos dedos e suporta o arco do pé.
Quais são os sintomas da fascite plantar?
Os principais sintomas da fascite plantar são:
Dor no calcanhar: geralmente mais intensa ao dar os primeiros passos pela manhã ou após longos períodos de repouso.
Dor após atividades: piora após exercícios ou longas caminhadas.
Rigidez: sensação de rigidez na sola do pé, especialmente pela manhã.
O que ajuda na dor da fascite plantar?
Gelo: Aplique gelo por 15-20 minutos 3 vezes ao dia para reduzir a inflamação.
Massagem: Massageie a sola do pé e a região da "barriga" da perna, com uma bola de tênis ou um rolo de massagem para aliviar a dor e melhorar a circulação.
Alongamento: Após a massagem, alongue a fáscia plantar, gémeos (barriga da perna) e tendão de Aquiles para aliviar a tensão.
Uso calçado adequado: Use sapatos confortáveis e com amortecimento.
Como tratar a fascite plantar?
Osteopatia: através de técnicas de mobilização, manipulação e de liberação miofascial, vai ser possível diminuir a causa da inflamação e diminuir a dor. Além disso, uma abordagem holística como a osteopatia, vai permitir identificar a causa raiz da fascite plantar, que pode estar relacionada com problemas em outras áreas, como a pélvis, anca, joelho ou até mesmo a coluna.
Fisioterapia: através de técnicas manuais, correção postural e exercícios específicos em tratamento personalizado, vai ser possível melhorar a postura que esteja a contribuir para a fascite plantar, além disso vai permitir orientar, fortalecer e alongar músculos específicos a fim de prevenir recorrências.
Partilho abaixo o vídeo que preparei para ajudar no alívio da dor provocada pela fascite plantar. Realize estas massagens e alongamentos diariamente, mas lembre-se que o tratamento adequado é fundamental para identificar a causa e prevenir recorrências.

Agende a sua consulta de osteopatia em Cascais: https://www.soniamartins.pt/marcacoes
Comentários