Síndrome do Túnel Társico: sintomas e tratamento
- Sónia Martins - Osteopatia e Fisioterapia
- 31 de mar.
- 1 min de leitura
Atualizado: 7 de abr.
A Síndrome do túnel társico é uma neuropatia de compressão do nervo que desce da perna para o pé, causada pelo engrossamento de um ligamento na parte interna do tornozelo. Tal como na síndrome do túnel cárpico (na mão) manifesta-se por dor e dormência (formigueiro) no pé.
Sintomas do túnel társico
A dor na região da “planta” do pé é um sintoma característico com túnel társico. Outro sintoma é a dormência no pé, por vezes acompanhada de cãibras e sensação de queimadura e/ou picadas.
Estes sintomas têm uma predominância noturna, porém, também podem aparecer após uma caminhada longa, subida de escadas e até mesmo após longas horas com apoio no pedal do carro. Por vezes, a dor pode aparecer na perna, a região ascendente (antecedente) ao túnel do tarso.
Tratamento túnel társico

Durante a consulta é muito importante uma avaliação minuciosa, pois esta síndrome tende a confundir-se com uma fascite plantar, um esporão do calcâneo, ou até mesmo uma dor ciática.
Além do tratamento manual que é necessário, quer para as articulações e músculos do pé, quer para o ligamento (que está engrossado – fibrose), é extremamente importante observar-se o tipo de calçado utilizado pelo utente. Pode ser necessário alterar-se o calçado. Em consulta podemos determinar quais os tratamentos mais indicados, de acordo com os seus sintomas.
Exercícios túnel társico
Se sente algum dos sintomas do túnel társico, agende a sua consulta de osteopatia em Cascais. Ninguém precisa viver com dor! https://www.soniamartins.pt/marcacoes
Comentários