Diferença entre osteopatia, fisioterapia e quiropraxia
- Sónia Martins - Osteopatia e Fisioterapia
- 9 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de fev.
Muitos dos utentes me perguntam qual a diferença entre a osteopatia e a fisioterapia.
A osteopatia é uma abordagem que permite uma avaliação integral de todo o corpo, buscando a origem e a causa da dor. É utilizada no tratamento de lesões musculares e/ou articulares (dor de coluna, entorse), alterações viscerais (refluxo), e em queixas cranianas (vertigens, enxaquecas). O tratamento é exclusivamente com técnicas manuais, que podem ser manipulativas ou não. A abordagem da osteopatia permite relacionar todas as partes do corpo, e daí ser mais fácil encontrar os desequilíbrios que provocam a dor. Os resultados são rápidos e permitem um retorno à normalidade de forma mais célere.
No caso da fisioterapia, existem três grandes abordagens: muscular, cardiorrespiratória e neurologia. Em qualquer uma das situações pretende-se recuperar e reabilitar o utente para que recupere todos os movimentos que deixou de fazer. Podem ser utilizados exercícios ativos, técnicas de massagem especializada, eletroterapia e técnicas especializadas de forma a recuperar o movimento, o equilíbrio e a marcha (como no caso do AVC).
No fundo a grande diferença entre a osteopatia e a fisioterapia é a forma de avaliação e de diagnóstico, e o facto da osteopatia utilizar somente as mãos no tratamento, ao passo que na fisioterapia se utiliza o exercício físico e eletroterapia.
E qual a diferença entre a osteopatia e a quiropraxia?
Já na quiropraxia, a saúde e o bem-estar dependem principalmente do sistema nervoso, ou seja, muitos problemas de saúde derivam de desordens na coluna vertebral que interferem no sistema nervoso. Os quiropraxistas concentram-se em ajustes da coluna vertebral para restaurar o equilíbrio e a função neuromuscular. Assim, a quiropraxia é frequentemente associada ao tratamento de dor nas costas, pescoço e problemas relacionados à coluna vertebral.
Relativamente às técnicas de osteopatia e quiropraxia também muito os distingue:
Na osteopatia utilizam-se uma variedade de técnicas, incluindo manipulação articular,
mobilização, alongamento, massagem e outras abordagens para melhorar a função do corpo.
Na quiropraxia utiliza-se como técnica principal o ajuste quiroprático, que envolve a aplicação controlada de força numa articulação específica, geralmente a coluna vertebral.
Ambas as abordagens têm os seus defensores e têm sido eficazes para muitas pessoas em diferentes situações. A escolha entre osteopatia e quiropraxia dependerá das necessidades individuais, preferências do paciente e das condições específicas que estão a ser tratadas.

No instituto Sónia Martins, aliamos a osteopatia e a fisioterapia. Por exemplo, no caso da dor de coluna, utilizamos a osteopatia para termos resultados rápidos na diminuição da dor e utilizamos a fisioterapia para fortalecer músculos específicos e importantes a fim de evitar recidivas e melhorar a postura.
Como a Osteopatia e a Fisioterapia se complementam no tratamento?
Juntas, a osteopatia e a fisioterapia levam a uma melhora dos sintomas de forma célere, restabelecendo a estrutura e a função mais rapidamente.
Quando falamos de alterações do aparelho músculo-esquelético, por exemplo, é aplicado primeiro a osteopatia e só depois a fisioterapia, o que para nós é o que faz sentido. Com as técnicas de osteopatia consegue-se restabelecer o movimento mais rápido. E depois, é necessária a fisioterapia que envolve dar estabilidade à estrutura.
Quando falamos do aparelho respiratório é ao contrário. Primeiro, a fisioterapia respiratória é aplicada afim de eliminar expetoração, para depois utilizarmos a osteopatia com técnicas que permitem evitar recidivas.
Resumidamente, essas duas abordagens complementam-se no tratamento, acelerando os resultados. Mas cada caso deve ser analisado em particular para compreender a aplicação destas técnicas no reestabelecimento da saúde do utente.
Procura um tratamento de Osteopatia e Fisioterapia em Cascais?
Agende a sua consulta através do nosso sistema de marcações: https://www.soniamartins.pt/marcacoes
Comments