Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)
- Sónia Martins - Osteopatia e Fisioterapia
- 13 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de abr.
A lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma lesão relativamente comum em atletas e pessoas que fazem desporto de alto impacto. Ele é um dos principais ligamentos do joelho e desempenha um papel crucial na estabilidade e funcionamento do joelho.
É o ligamento do joelho que mais frequentemente é afetado devido à sua função na estabilidade do joelho, devido à sua localização anatómica e devido à natureza das atividades desportivas que expõem o joelho a forças significativas e a movimentos bruscos.
A lesão ocorre devido a movimentos bruscos ou traumatismos no joelho, como torções, pancadas, mudanças de direção repentinas. Por isso alguns desportos são mais propícios a essa lesão - futebol, basquetebol, esqui, rugby...

Após a lesão ocorre dor intensa, edema (inchaço), instabilidade do joelho, dificuldade em movimentar o joelho e perda de força muscular.
Deve ser realizada uma ressonância magnética a fim de perceber a extensão da lesão, pois isso vai ajudar na escolha do tratamento. Se antes a receita era quase sempre a cirurgia, hoje em dia o tratamento vai depender da extensão da lesão, do nível de atividade física do utente e dos seus objetivos e necessidades.
Assim, o tratamento da lesão do LCA pode variar entre a cirurgia e a fisioterapia.
Em casos graves, a cirurgia de reconstrução do LCA é frequentemente recomendada. Durante o procedimento, um enxerto é usado para substituir o ligamento danificado. Após a cirurgia inicia-se o quanto antes a fisioterapia.
Na maioria dos casos, o programa de reabilitação com fisioterapia é o mais indicado para reabilitar o joelho. Diminuir a dor, melhorar a estabilidade do joelho, fortalecer os músculos circundantes são geralmente os objetivos alcançados.
Partilho alguns exemplos de exercícios utilizados na reabilitação de uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). No vídeo, simulo a recuperação do joelho direito. ➡️ Adapte ao seu joelho lesionado.
Lembrando que nos casos de lesão do LCA, fazer ou não cirurgia vai depender da extensão da lesão, mas os exercícios de fisioterapia são sempre uma realidade em qualquer caso. Utilize-os no seu processo de reabilitação. Para isso, consulte o seu fisioterapeuta.
Agende uma consulta de Fisioterapia para LCA em Cascais através do nosso sistema de marcações: https://www.soniamartins.pt/marcacoes
Comments