Osteopatia Pediátrica Para Bebés: o que a osteopatia faz pelo bebé no seu primeiro ano de vida
- Sónia Martins - Osteopatia e Fisioterapia
- 25 de mar.
- 2 min de leitura
A Osteopatia pediátrica é uma especialidade da osteopatia que visa o diagnóstico e tratamento de problemas de saúde em bebés e crianças usando técnicas manuais suaves e não invasivas. Apesar de ser uma especialidade da osteopatia, o diagnóstico e o tratamento é muito diferente da osteopatia para adultos.
O grande objetivo é promover a saúde e o desenvolvimento adequado do bebé. Um bebé sem restrições de mobilidade é um bebé que pode viver o máximo do seu potencial.
Sabemos hoje que o primeiro ano de vida é muito importante para o desenvolvimento das capacidades físicas do bebé, e isso tem repercussões enormes ao nível do seu desenvolvimento futuro, quer físico, quer cognitivo.
Uma gestação difícil, um bebé pélvico, uma cesariana, um parto difícil, são razões suficientes para que um bebé possa apresentar dificuldades na amamentação, dificuldades na deglutição, problemas de refluxo, ser obstipado, ou ter cólicas em excesso.
Além disso, um bebé que tenha limitação da rotação do pescoço, que tenha um torcicolo ou uma plagiocefalia, irá ter problemas de mobilidade e consequentemente de desenvolvimento. São bebés que se viram mais tarde, que gatinham mais tarde, que têm mais dificuldade nas aquisições motoras do primeiro ano.
Estas são algumas das razões que levam alguns pais a consultar um osteopata pediátrico. A osteopatia pediátrica não é uma moda, é algo que pode fazer a diferença no desenvolvimento infantil.
Porque é importante uma consulta de osteopatia pediátrica para bebés
O primeiro ano de vida do bebé é, provavelmente, o ano mais desafiante para bebês, mães e pais. O bebé passa por ser um recém-nascido que só come, dorme, faz xixi e cocó, para um bebé que ao final de 12 meses anda e por vezes já corre!!
São necessárias várias etapas de desenvolvimento para que isto aconteça e nem sempre, como mães e pais, estamos seguros que o nosso bebé esteja no caminho certo.
Como osteopata, numa primeira fase é importante avaliar a cabeça e pescoço pois esta região é super importante nos primeiros meses do bebé. Alterações ao nível da cabeça e pescoço podem levar a:
limitação da mobilidade (rodar a cabeça para um lado e para o outro de igual forma);
assimetrias cranianas (plagiocefalia, braquicefalia, etc);
dificuldade na amamentação;
desconforto e irritabilidade;
maior refluxo;
cólicas excessivas;
prisão de ventre;
limitar o acesso das suas mãozinhas à boca (muito importante para o 3º mês).

Com a consulta de osteopatia integrativa com a consulta de fisioterapia de desenvolvimento, é possível avaliar se o seu bebé está no estadio que deveria estar para a idade dele. No caso de não estar, é avaliado se existe alguma limitação estrutural ou cognitiva para que isso esteja a acontecer e é estipulado um plano, entre profissional e pais, para estimular da forma correta o seu bebé e atingir assim o estadio correto.
Confira aqui o que eu observo no seu bebé numa consulta de osteopatia pediátrica para bebés!
Agende uma consulta de Osteopatia Pediátrica para o seu bebé em Cascais através do nosso sistema de marcações: https://www.soniamartins.pt/marcacoes
Kommentare