Outono: quais são as doenças comuns nesta estação do ano?
- Sónia Martins - Osteopatia e Fisioterapia
- 4 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de abr.

O outono é caracteristicamente a estação das alergias! A queda da folha trás alergias, rinite, sinusite. Pingo no nariz e espirros são frequentes!
As doenças comuns do outono também incluem gripes, resfriados e doenças virais.
Ao passarmos mais tempo em ambientes fechados estamos mais expostos ao vírus. Por isso, nesta altura é típico a laringite e falta de ar, além de piorar o quadro para quem já sofre de doenças respiratórias.
Também por estarmos mais fechados, estamos mais expostos aos vírus do trato gastrointestinal o que leva ao aumento de gastroenterites virais. Por estas razões não se esqueça de arejar sempre a sua casa/escritório e até mesmo pedir para arejar as salas de aulas dos seus filhos. Aproveite e confira o nosso artigo sobre os perigos do mofo para a sua saúde.
No outono existe também a questão das alterações de temperatura. Dias quentes e noites frias o que pode levar à diminuição da nossa imunidade. Por isso é necessário ter atenção em ter um casaco sempre à mão!
Para combater estas doenças, não se esqueça de apanhar sol e ar puro! A sua imunidade agradece!
Dicas para tratar doenças respiratórias comuns no outono
Se está com o nariz entupido, se está constipado, se está sofrendo de rinite ou sinusite não se esqueça de realizar estas dicas super fáceis e eficazes!
Adultos e adolescentes façam nebulização por 10 minutos, duas vezes por dia. A nebulização é a inalação de vapor de água, onde pode colocar umas folhas de eucalipto ou coloque 5 gotas de óleo essencial de eucalipto.
Bebés e crianças, pelo risco de queimaduras, não devem realizar a nebulização com vapor de água. Devem tomar um banho longo, ou seja, ficar o máximo de tempo possível a respirar o vapor que o banho vai gerar.
Todos devem realizar várias vezes ao dia (mínimo 2x/dia) lavagem nasal com soro fisiológico ou outra solução nasal salina em pé ou sentados. O que a maioria não sabe é que qualquer que seja a solução usada esta deve estar com uma temperatura morna, cerca dos 36º, pois isso vai ajudar a "abrir" os seios perinasais e fazer com que as secreções saiam!
De salientar que crianças, adolescentes e adultos devem utilizar um frasco de irrigador nasal, enquanto os bebés devem utilizar uma seringa com adaptador.
Os adultos devem realizar a lavagem com 100 a 150 ml por narina;
Os adolescentes com 50 a 100 ml/narina;
As crianças entre 20 a 50ml em cada narina;
Bebés com mais de 2 anos devem fazer com 20 ml em cada narina;
Os bebés com mais de 1 ano devem fazer com 10 ml em cada narina;
Os bebês com menos de 1 ano devem fazer 5 ml em cada narina.
Como fazer uma Lavagem Nasal
O vídeo abaixo ensina o passo-a-passo para fazer uma LAVAGEM NASAL COM SORO FISIOLÓGICO em crianças maiores de 4 anos.
Essa técnica ajuda a previnir a constipação, rinites, sinusites e melhora a capacidade respiratória.
Agende uma consulta através do nosso sistema de marcações. Osteopatia em Cascais. https://www.soniamartins.pt/marcacoes
Comments